domingo, 4 de junho de 2017

Décimo dia: Pentecostes...Vem Doce hospede da alma, enche-nos do Teu amor !




  • 10 dias de reflexões em preparação para Pentecostes


    Oração Preparatória para todos os dias:
    Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
    V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
    R. E renovareis a face da terra.

1o. Ponto: Se eu não salvar a minha alma, tudo o mais de nada me servirá. A nobreza de origem... as riquezas... os talentos, tudo isto não terá valor algum... Com efeito, se eu me condenar, de que me servirá ter ocupado alta posição na sociedade?... Ter nadado na opulência e nos prazeres, para depois ser cruciado nas chamas eternas?... Brilhar pelo saber e gênio e depois perder a imortal coroa?...
É tempo agora de pensar seriamente nestas verdades e, seguindo as inspirações do Espírito Santo, ordenar o importante negócio da minha salvação... Protestar-lhe mais por obras do que por palavras, que minha vontade firme e sincera é salvar minha alma a todo custo.
Ó meu Deus, abençoai, fortalecei e aperfeiçoai em mim estes propósitos até agora tão fracos e lânguidos.

2o. Ponto: Tenho compreendido bem o sentido destas palavras: "Salvar minha alma?" Salvar-se é merecer e ganhar uma felicidade sem medida e sem fim... Serei eu tão insensato que prefira satisfações momentâneas e vis prazeres a uma felicidade eterna?... Oh! Deus sabe e eu também o que tenho feito até agora. Ó minha alma, não tarde em fazer com o Espírito Santo um contrato tão vantajoso... Ele nos promete a eterna felicidade se por seu amor sacrificarmos generosamente os prazeres lícitos desta vida passageira.
3o. Ponto: Não devo mais hesitar. Se eu quiser ganhar o Paraíso, é mister comprá-lo pela prática das virtudes cristãs, sobretudo da paciência e da mortificação. Pretenderia eu alcançar isso por menor preço do que Jesus Cristo? Ora, foi mister que Cristo sofresse, para entrar na sua glória... Não basta pois pedir apenas ao Espírito Santo a graça de chegar a esse reino de glória e felicidade... É preciso preparar-se por uma vida cheia de virtudes e méritos. E desde que tenho a certeza de que a graça de Deus não há de faltar, quero trabalhar com coragem e nada negligenciar, para que estes dias de preparação e meditação dos mistérios de Pentecostes sejam para mim o princípio duma nova vida...
Décimo Exame: Sobre a Perseverança
1- Por quanto tempo fui fiel às boas resoluções que tenho tomado?
2- Que meios emprega o demônio para me fazer recair nas mesmas faltas?
3- Qual é a causa mais ordinária das minhas quedas?... Não seria a omissão voluntária duma prática de piedade bem começada e logo depois deixada por indiferença?... Não seria a facilidade com a qual escuto as sugestões do demônio e das paixões?... Uma faísca basta para causar um grande incêndio.
PROPÓSITO: Vou tomar nota das boas resoluções que o Espírito Santo me inspirou nesta novena, suplicando-lhe que me ajude com sua graça a observá-las fielmente, a fim de que Ele opere em minha alma a mesma mudança que operou nos Apóstolos, isto é, uma transformação total, generosa e permanente. Implorarei também a poderosa intercessão da Santíssima Virgem, que a Igreja chama templo do Espírito Santo, e ao receber a santa Comunhão no dia de Pentecostes, lembrar-me-ei que foi no Cenáculo onde Jesus instituiu a Santíssima Eucaristia que os Apóstolos, juntamente com Maria Santíssima, receberam o Espírito Santo com a abundância de seus dons.

Jaculatória:
Vinde, ó divina Luz: enchei o coração dos vossos fiéis!

  • Orações complementares :
  • Orações ao Espírito Santo

    Oração ao Divino Espírito Santo
    (Cardeal Verdier)

    Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
    Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar
    aquilo que devo dizer,
    como eu devo dizê-lo,
    aquilo que devo calar,
    aquilo que devo escrever,
    como eu devo agir,
    aquilo que devo fazer,
    para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
    Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
    Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.
    Súplica ao Espírito Santo
    Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador. Minha alma suspira por Vós, meu coração tem sede de Vós. Só Vós podeis saciar os meus anseios, só Vós podeis fazer-me feliz. Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração. Sim,
    V. Meu coração é impuro,

    R. Mas podeis purificá-lo.

    V. Meu coração é tenebroso,

    R. Mas podeis iluminá-lo.
    V. Meu coração é mau,
    R. Mas podeis saciá-lo de amor.
    V. Meu coração é triste,
    R. Mas podeis consolá-lo.
    V. Meu coração é fraco,
    R. Mas podeis fortalecê-lo.
    V. Meu coração é frio,
    R. Mas podeis abrasá-lo.
    V. Meu coração é terreno,
    R. Mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.
    V. Meu coração é pecador,
    R. Mas podeis orná-lo de todas as virtudes.
    V. Meu coração é inconstante,
    R. Mas podeis torná-lo perseverante.
    Vinde, pois, ó Espírito Santo, Pai dos pobres, vinde, inundai-me de Vosso amor!
    Seqüência Devotíssima

    Vinde, Santo Espírito, e mandai do céu um raio de Vosssa luz.
    Vinde, Pai dos pobres, vinde, ó distribuidor dos bens, vinde, ó luz dos corações.
    Vinde, Consolador ótimo, doce Hóspede e suave alegria das almas.
    Vinde aliviar-lhes os trabalhos, temperar-lhes os ardores e enxugar-lhes as lágrimas.
    Ó luz beatíssima, inflamai o íntimo dos corações dos Vossos fiéis.
    Sem a Vossa graça nada há no homem, nada que se possa dizer inocente.
    Lavai, pois, o que em nós é sórdido, regai o que é seco, sarai o que está ferido.
    Abrandai o que é duro, abrasai o que é seco e reconduzi o desviado.
    Concedei aos Vossos servos, que em Vós confiam, o setenário dos Vossos dons.
    Dai-lhes o mérito da virtude, o dom da graça final e o glorioso prêmio dos prazeres eternos.
    Amém. Aleluia.
  • Quer fazer a Novena Perpetua da Misericórdia?
  • É só clicar abaixo: 
    • Novena da Misericórdia
    • Rezemos o Terço da Misericórdia: 
      • Ato de consagração a Divina Misericórdia 
      • Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal, faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém! Papa João Paulo II
NOVENA DA GESTAÇÃO DE NOSSA SENHORA  COMEÇOU NO DIA 25 DE MARÇO E VAI ATÉ 25 DE DEZEMBRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...