segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Porque o Batismo de Jesus é o início de sua vida pública?

A vida pública de Jesus tem início com seu Batismo por João no rio Jordão. João Batista proclamava “um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados” (Lc 3,3). Uma multidão de pecadores, de publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas vem fazer-se batizar por ele. Jesus aparece, o Batista hesita, mas Jesus insiste. E Ele recebe o Batismo. Então o Espírito Santo, sob forma de pomba, vem sobre Jesus, e a voz do céu proclama: “Este é o meu Filho bem-amado” (Mt 3,13-17). É a manifestação (“Epifania”) de Jesus como Messias de Israel e Filho de Deus. (CIC§535)
Os três Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) falam o batismo de Jesus por João Batista nas águas do Jordão. E nos três evangelhos, e este evento é descrito pelos biblistas como o início do ministério público de Jesus. De acordo com as fontes canônicas, Jesus foi para o rio Jordão onde João Batista estava pregando e batizando as pessoas.
Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim! Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição… (Mt 3,13-17)
É preciso contextualizar você. Naquele tempo, João Batista havia se tornado um grande pregador. E muitas pessoas iam ouvi-lo. Gente de toda a região. Todos os dias, dezenas, talvez centenas de pessoas iam a ele. Ali ele pregava, e depois, as pessoas que desejavam, eram batizadas. Era um batismo diferente do batismo que temos hoje. As pessoas ao ouvi-lo, se arrependiam e iam as águas, onde ali por aquele batismo, se arrependiam de seus erros e começavam uma nova vida. Um dia Jesus foi até João.
Nesse dia, muitas pessoas ali estavam. Veja estou frisando isso para que você perceba que o que aconteceu naquele dia não foi um fato visto apenas por Jesus e João Batista. Ao contrário, as pessoas que ali estavam também viram aquilo e ficaram estupefactos com o ocorrido. Me diga: O que você faria se você estivesse em um lugar onde do nada, o Espírito Santo aparecesse em forma de pomba sobre a cabeça de alguém e uma voz vindo sabe lá de onde dissesse: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição… O que você faria?
Por esse motivo é que dizemos que foi a primeira manifestação pública de que Jesus era o Filho de Deus. Veja, quando Jesus era criança, Simeão, Ana, os Magos do Oriente, a estrela, o anjo… Tudo isso e todos eles foram sinais claros de que Jesus é de fato o Filho de Deus. Mas sendo que nessas ocasiões, só Maria e José estavam presentes. No dia do batismo de Jesus, isso tudo aconteceu a vista de centenas de pessoas que depois sairam dali falando para os outros tudo que aconteceu naquele dia.
Olá meus amados... Hoje não preciso dizer muito, já recuperada, só preciso dizer que Jesus é a minha rocha, no qual coloco toda a minha afeição, que e os meus e os seus olhos jamais se desviem Dele! Porque a única coisa que Jesus jamais fará, é tirar os seus olhos de nós.Por isso, não podemos desistir de amar!
Vamos cantar?

  Gota da Misericórdia de hoje:
Como Deus é, na Sua essência, ninguém compreenderá, nem a inteligência dos Anjos, nem a humana. (…) Procura conhecer a Deus, refletindo sobre os Seus atributos. (D.30)
Clik no link a seguir e faça uma belíssima experiência de amor


*CLIQUE AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...