sábado, 29 de outubro de 2011

A Pedagogia do Amor misericordioso


Padre Antônio Aguiar
Foto: Mariana L.G/Cancaonova.com
A Palavra de Deus  quer nos falar da pedagogia do amor misericordioso do Pai, para que saibamos que esse amor tem uma maneira de agir. O Senhor através da sua misericórdia, deseja pedagogicamente nos dizer como devemos nos preparar para o encontro com Ele.
No diário de Santa Faustina, Jesus diz a ela: “Prepararás o mundo para minha segunda vinda!”. Jesus já dizia a ela dessa necessidade da preparação para este encontro definitivo com Ele, e Jesus ainda diz a ela: “Estou dando a última tabua de Salvação...”, pois todos o recursos para a Salvação da humanidade já foram utilizados, inclusive a vinda do próprio Cristo que morreu por nós para nos salvar, e Jesus ainda alerta que depois desse tempo que estamos vivendo, virá o tempo da justiça.
No Evangelho de São Mateus há a explicação de como será este tempo, portanto Jesus deseja que nós nos preparemos para viver este tempo. Prevenir não é somente evitar mal, mas antecipar o bem, amar não é somente evitar o mal, mas antecipar o bem. O Senhor nos diz como devemos nos preparar para sua chegada no diário de Santa Faustina, nós precisamos estar em estado de vigilância.
No número 1317 do diário de Santa Faustina o Senhor diz: “Se a alma não praticar a misericórdia, não alcançará a minha misericórdia no dia do juízo”, Ele fala de duas maneiras de nos preparar para a sua segunda vinda, então precisamos nos preparar, não podemos ficar olhando para o céu esperando Jesus voltar. Uma das formas de se preparar é praticar as obras de misericórdia, as corporais, dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, visitar os doentes, visitar os presos, enterrar os mortos, acolher os peregrinos, essas são as obras de misericórdia corporais.
Existem também as obras de misericórdia espirituais, dar bons conselhos, corrigir os que estão errados, ensinar os ignorantes, perdoar os que nos ofenderam, consolar os aflitos, rezar os vivos e os mortos e suportar com paciência as fraquezas do próximo. Portanto são quatorze maneiras de nos preparar para a vinda do Senhor e o Senhor nos diz que esta é a sua pedagogia. Quando o Senhor chegar, será no dia em que menos esperamos, por isso a pedagogia do Senhor é avisar antes para que nos preparemos.

"Deus fala através dos seus fracassos"
Foto: Mariana L.Gabriel/Cancaonova.com
Certa mulher tinha o costume de se preparar para a vinda de Jesus, e quando ela ia a missa ela colocava um bago de milho no cofre da igreja, quando a mulher morreu foram abrir o cofre, quando abriram pensavam que iam encontrar vários bagos de milho e só havia um bago, pois ela só havia participado bem em uma única missa, e aquela mulher foi salva, pois aquela missa bem participada havia transformado a vida daquela mulher, pois ela traduzia o mistério da missa em sua vida.
Assim que termina a missa começa sua missão de viver o Cristo que você comungou, de se transformar no Cristo que você comungou, na sua casa, diante das pessoas com quem você convive. O Senhor quer dizer que podemos antecipar seu julgamento em nossas vidas praticando as obras de misericórdia, e isso exige de mim e de você muito esforço.
Quem vê o outro fazendo algo errado e não faz nada, não corrige a pessoa, você esta pecando por omissão, e você pode acabar indo para os “quintos dos infernos”, porque foi omisso diante daquela pessoa e daquela situação, você agiu como Pilatos, lavou suas mãos. Você não pode fazer isso, você precisa abrir os olhos daquela pessoa.
Há muitos que agem sem pensar, sem perceber, e se você não corrige este tipo de pessoa, você esta pecando contra as obras de misericórdia. Mas, se você corrige a pessoa que esta no erro e ela não muda, ela morrerá e não se salvará, porém você terá cumprido o seu papel, terá feito sua parte, isso significa amar o próximo, é isso que Deus faz conosco, Ele nos fala hoje pelos meios de comunicação para que estejamos preparados para quando Ele vir não nos pegue de surpresa e despreparados.
Quando um pobre bate a sua porta pedindo um prato de comida, é o próprio Jesus que está ali, pois quando o Senhor envia um pobre a porta da nossa casa, é Ele mesmo que esta ali nos suplicando um gesto de atenção e de carinho.
Uma das coisas que precisamos exterminar da nossa vida é o respeito humano, nos escritos de Dom Bosco, ele diz que as pessoas que mais rápido iam ao inferno em um de seus sonhos, eram aquelas que tinham um grande respeito humano, aquelas que não corrigem os outros que estavam no erro, aquelas que não falavam as coisas corretas com medo do que os outros iriam pensar dela.
O evangelho nos diz que precisamos saber como falar, como corrigir o irmão, existem três maneiras, na primeira maneira você chama o irmão conversando a sós com ele, e você o corrige, na segunda maneira se a pessoa não mudou, você deve chamar uma testemunha e conversar com a pessoa diante desta testemunha e se por fim esta pessoa não mudar, você deve levar isso a Igreja.
Quantos de nós não corrige o outro quando o outro comete um erro, e portanto o Senhor esta nos corrigindo de uma maneira amorosa, sem apontar dedos, sem nos condenar. Se você tem algum remorso na consciência, perceba que Deus esta falando com você. Se você esta passando por algum sofrimento, alguma tempestade, perceba Deus pode estar querendo falar com você, Deus fala através dos seus fracassos.
Deus fala conosco pelas catástrofes pelas quais o mundo passa, pela voz da Igreja, Ele tem muitas maneiras de falar conosco com sua misericórdia, mas será que você tem entendido o que Deus quer falar com você? Será que você esta sendo como uma pedra de cachoeira que se molha por fora, mas seu cerne fica sequinho, ou será que você esta como uma esponja, sendo encharcado pela misericórdia de Deus?
Que o Senhor nos ajude a mudar de vida, a tomar uma decisão! Faz- nos Senhor, como uma esponja e que nós nos deixemos encharcar por tua misericórdia! Jesus fecunda o nosso agir, faz com que sua graça em nós não seja em vão!
Transcrição e Adaptação: Flávio Pinheiro
  Vamos Cantar? 


 Gota da Misericórdia de Hoje:
A alma especialmente assinalada por Deus se distinguirá em toda parte, tanto no Céu, como no purgatório ou no inferno.  (D. 1556)

Amados!
Que eu e você, sejamos luz, pois se assim, o formos de fato, o próprio Deus afastará tudo o que for treva em nossas vidas, não esqueça e nem duvide: Deus cuida de mim e de ti!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...